Tecnologia líder no mercado de telecomunicações

Chamadas simultâneas versus chamadas por segundo CPS


EficiênciaLimitando chamadas por segundo de forma inteligente

Quando as pessoas perguntam qual é o desempenho do SipPulse, eu normalmente respondo que é acima de 1000 chamadas por segundo.  É claro o pessoal de vendas repassa esta informação aos Call Centers que compram tráfego. Nossa plataforma suporta … No entanto é importante entender que não basta ser capaz de processar centenas de chamadas por segundo, é preciso ter canais disponíveis para completá-las.  Quando uma plataforma VoIP recebe um volume excessivo de chamadas ela passa a retornar um congestionamento  (503 Service Unavailable). Mesmo com o congestionamento a chamada é encaminhada ao gateway e um CDR é gerado para fins de estatística consumindo mais CPU, mais disco, mais tempo de backup, em outras palavras, mais custo, sem completar uma única chamada a mais.  O  indicador ASR (relação entre chamadas atendidas e chamadas enviadas) diminui e a percepção da qualidade da operação cai. Em casos extremos o próprio gateway pode travar com o excesso de cps como já vimos acontecer.

O que você pode fazer?

1. Limitar o número de chamadas que podem ser enviadas a cada gateway. isto pode ser feito associando o atributo “maxcalls” ao gateway.

2. Você pode também, limitar o número máximo de CPS (também chamado de CAPS, Call Attempts per Second) de acordo com a quantidade de canais disponíveis.

Como dimensionar o CPS máximo de um cliente. Por exemplo: uma operação que pode ocupar  120 canais com a seguinte característica de tráfego, ASR de 20% e tempo médio de chamada de 30s.

ChamSim = ASR * ACD * CPS * 0.6

Onde:

ChamSim – Chamadas simultâneas

ASR = Relação atendimento/ocupação (Answer to Seizure Ratio) em %

ACD = Duração média em minutos

CPS = Tentativas de chamada por segundo

Aplicando a fórmula:

120 = 20 * 0,5 * CPS * 0,6

Isolando o CPS

CPS = 120 / (20 * 0,5* 0,6) = 20 cps,

Em outras palavras um cliente que possui este tipo de tráfego pode ser atendido com módicos 20 cps. Você pode limitar a quantidade de CPS na tela de configuração do assinante no campo “cps”.

Acima deste valor você está apenas desperdiçando recursos na sua plataforma e gerando um monte de bilhetes com falha.

Os Call Centers que entenderem esta fórmula podem limitar o fluxo de chamadas evitando de “queimar” o mailing tão rapidamente e também desperdiçar recursos.

Espero ter podido ajudar os nossos clientes nas suas operações com esta simples fórmula.


Categorias: Dicas Suporte, Plataforma VoIP

Tags: , , ,