Tecnologia líder no mercado de telecomunicações

Como reduzir custos de telefonia móvel?


ATI

Com o advento da portabilidade numérica e a complexidade dos planos de tarifas existentes em nosso mercado, está cada vez mais difícil escolher rotas de menor custo para completar chamadas em sua empresa.

Atualmente, não é mais possível identificar a operadora de um determinado número antes de processar uma chamada apenas analisando o seu prefixo e isso pode gerar um aumento de custo significativo para as empresas.

Pensando nisso, desenvolvemos o ATI, um sistema que faz a consulta da portabilidade de forma automática, identifica a rota de menor custo e lhe devolve o código da operadora para redirecionar a chamada pela rota de menor custo no seu Gateway GSM. No post de hoje vamos explicar como funciona nosso sistema e como ele poderá ser útil para reduzir custos de telefonia móvel. Confira!

Como funciona?

O ATI (Automatic Telco Identification) é um sistema que faz a identificação da rota de menor custo pela determinação da prestadora portadora do número de destino (numero de B). Com isso, ao completar uma chamada externa, seu sistema poderá, desde que configurado, utilizar as rotas de menor custo.

O ambiente funciona tanto para chamadas a telefones fixos quanto a telefones celulares. Porém, devido à natureza dos planos de tarifas existentes, sua aplicabilidade e maior retorno são sobre chamadas feitas para telefones móveis.

Assim, quando um colaborador interno de sua empresa for chamar um número celular, que tipicamente é completado por sua prestadora de telefonia fixa, seu PABX (1) envia uma consulta ao servidor ATI da SIPPulse (esta consulta é feita via internet) que irá retornar a operadora do número chamado (número de B), incluindo automaticamente o número RN1 (número da operadora de destino) e envia a sequencia desejada ao seu PABX que então irá escolher o “chip” da operadora adequado.

O sistema pode ser implantado nativamente em PABX baseados em Asterisk (Elastix, Trixbox, FreePBX) ou em qualquer outra central SIP que seja compatível com a função redirect (302 moved temporaly). Portanto para sua empresa efetivamente reduzir os custos através da consulta de portabilidade, será necessário que seu PABX suporte redirect e possua rotas específicas para cada operadora, podendo ser através de gateways GSM ou através de troncos apontando para as respectivas operadoras.

O ATI não termina ligações, simplesmente as redireciona, todavia não há implicações de segurança, apenas é necessário que a porta UDP 5060 ou 5080 esteja aberta para a Internet de forma a permitir as consultas.

Performance

O sistema foi testado para até 500 consultas por segundo com tempo de resposta inferior à 100ms. A nossa garantia é de que nenhuma consulta terá tempo superior à 500ms (meio segundo), devido normas do protocolo SIP.

Confiabilidade

O sistema está armazenado em Cloud Server no Data Center da Amazon, operando com 99,5% de disponibilidade. Em caso de falha na comunicação via internet, o sistema não irá interferir em sua chamada. Ela será completada, mas sem a garantia de escolha da rota de menor custo (caso esteja configurado uma rota de transbordo no seu PABX).

Vantagens de uso

Através do correto encaminhamento das chamadas pela rota de menor custo sua empresa irá reduzir significativamente os custos com ligações para celulares, porém se sua empresa possui tarifas diferenciadas para telefonia fixa, o ATI também faz a consulta de portabilidade de números fixos.

Se sua empresa tem muitos colaboradores remotos e móveis e por isso faz extenso uso de telefonia celular, ou se seus clientes são tipicamente usuários de telefonia celular, então o ATI ajudará a reduzir os gastos com celular.

Estão disponíveis pacotes de consultas sob medida para o volume de chamadas da sua empresa. Em casos de centrais de telefonias legadas é necessária a aquisição de um gateway SIP/GSM (ou servidor de integração) para utilizar o serviço.

Solicite uma conta demo e ganhe 370 consultas gratuitas para teste.

Observação: Para gateways Lyric a consulta a portabilidade (através do ATI) já está integrada nativamente, não sendo necessário a utilização de um PABX. Para ativar a consulta de portabilidade de seu Lyric basta entrar em contato com a equipe SIPPULSE

Solicite uma conta Demo para testes

 


Categorias: Produtos e Soluções