Tecnologia líder no mercado de telecomunicações

Gateway GSM Openvox com consulta a portabilidade numérica ATI


Gateway_GSM_OpenVox_VoxStack_Serie

O Gateway GSM VoxStack da Openvox, conta também com a opção de consulta a portabilidade numérica. Este recurso está disponível no menu MNP (Mobile Number Portability), para utilizá-lo é necessário contratar o serviço de consulta a portabilidade numérica com uma empresa que forneça o serviço de consulta através de web service, que é o modelo de consulta adotado pelo gateway.

Veremos agora o passo a passo para configurar o seu Gateway GSM Openvox para realizar a consulta de portabilidade numérica através do serviço de consulta ATI.

Configurando a consulta a portabilidade numérica

Na imagem abaixo podemos visualizar a tela de configuração MNP, localizada no menu Routing -> MNP Setings:

Openvox_MNP

*Clique na imagem para ampliar

Para ativar a consulta através do MNP, basta selecionar o campo “MNP Check Enable:” deixando seu status como ON.

Além disso é necessário informar a URL que será utilizada para realizar a consulta, como ela contém o usuário e senha, o gateway mantém a URL de forma oculta. Abaixo está o modelo de URL que deve ser utilizada para realizar a consulta através do gateway GSM OpenVox:

https://port.sippulse.com/?user=USUARIO&pass=SUASENHA&num=@${num}

Onde deve-se trocar USUARIO pelo seu usuário do ATI e SUASENHA pela senha da sua conta ATI.

Note que está sendo inserido um ‘@’ antes da variável número (${NUM}), isso é necessário para que o ATI retorne o número consultado, além do código RN1 da operadora.

Criando rotas para as operdoras

Agora que a consulta ao ATI já está configurada, basta criar as rotas para cada operadora com base nos códigos RN1 de cada uma. Abaixo temos o exemplo de configuração da rota para a operadora TIM:

Openvox_tim_local

*Clique na imagem para ampliar
Não esqueça de clicar em Aplicar após finalizar as alterações.

A configuração de uma rota se divide basicamente em duas partes, a primeira onde indicamos o Nome da rota (Routing Name), para qual originador a rota se aplica (Call Comes in From), e para qual destino deve ser encaminhada a chamada (Send Call Through). Nesse último, criamos um grupo chamado GRUPO_TIM onde estão todos os chips da operadora TIM.

A segunda parte se refere as regras de roteamento, onde é definido qual tipo de chamada será encaminhada por essa rota. Neste exemplo estamos configurando a operadora TIM, onde o código de retorno do ATI é 55341+DDD+NUM. As duas primeiras regras removem o 55341 e prefixam o 041 da operadora (chamada LDN), opcionalmente podemos criar também uma regra para números locais, que indicamos como exemplo a terceira regra, onde o código local é 48.

Segue abaixo o código RN1 das principais operadoras de telefonia móvel do Brasil:

TIM: 55341

CLARO: 55321

VIVO: 55315, 55320, 55323

OI: 55314, 55331, 55335

NEXTEL: 55377, 55351

CTBC: 55312

Após configurar as regras para todas as operadoras, a tela de rotas em seu gateway GSM OpenVox ficará semelhante a esta:

Openvox_rotas

*Clique na imagem para ampliar

Caso você ainda não possua uma conta ATI, solicite sua demo agora mesmo, e ganhe 500 consultas gratuitas para testes.

Precisa cadastrar  mais operadoras? baixe a tabela completa de RN1 aqui.


Categorias: ATI - Automatic Telco Identification, Dicas Suporte, Parcerias

Tags: ,