Tecnologia líder no mercado de telecomunicações

O que diferencia uma plataforma VoIP softswitch class 4, 5 e Hosted PBX?


softswitchExiste muita confusão no mercado em relação ao que são as classes de softswitch e seus recursos. Esta nomenclatura vem do tempo dos switches com comutação de circuitos, mas ainda são usadas na era do NGN Next Generation Networks.

O que é um softswitch afinal?

O softswitch é um software que roteia chamadas. Mais recentemente surgiu a expressão VoIP switch que é um software que roteia chamadas VoIP baseado em lógica de programação e acesso a bancos de dados.  Um softswitch pode encaminhar tanto chamadas através de VoIP quando através de troncos E1, SS7 e até mesmo ramais em alguns casos. No Brasil é comum chamar softswitch de Plataforma VoIP.

Quais as diferenças?

É importante entender as diferenças para saber o que esperar de cada uma das classes.

Class 5 Softswitch

Um softswitch de class 5 é usado para atender os assinantes.  Estas plataformas VoIP tem como característica suportar um grande volume de usuários registrados. Além disso vários recursos de assinante como secretaria eletrônica e siga-me são indispensáveis. A central de assinantes do SipPulse é um switch classe 5 que permite a execução de várias áreas locais juntas a até um milhão de usuários registrados sem NAT. A plataforma VoIP faz também a tarifação dos assinantes de forma pré e pós-paga além do controle anti-fraude.

Class 4 Softswitch

Um softswitch classe 4 é usado para rotear chamadas entre operadoras.  Ele normalmente é usado para rotear chamadas entre diferentes áreas e para chamadas internacionais. Hoje com a NGN e uma base de assinantes centralizada, muitas vezes não vale a pena a aquisição de um novo softswitch para uma nova área local. Características comuns de class 4 softswitches são o desempenho e roteamento associado ao BDO (banco de dados operacional) e o cadastro de prefixos.  A Plataforma VoIP softswitch e central de trânsito do SipPulse é um switch de classe 4 que roteia entre áreas locais de forma inteligente e integrada ao BDO.

Hosted PBX ou PABX Virtual

O PABX virtual é uma variação do switch classe 5. Ela adiciona os recursos de transferência, captura de chamadas, conferência e filas de atendimento. A maioria dos Hosted PBX são multi-tenant (permitem várias empresas no mesmo equipamento).  O objetivo é reduzir o custo do cliente com a aquisição e manutenção de centrais telefônicas.  Embora a popularidade nos EUA de operadoras como a RingCentral, e a 8×8 seja inegável. No Brasil esta modalidade ainda está engatinhando devido ao alto custo dos telefones IP importados.  A SipPulse oferece o HostedPBX multi-tenant para operadoras.

Resumo

Escolha a ferramenta certa para o trabalho certo. Classe 5, assinantes, Classe 4 entre áreas e internacional e HostedPBX para PABX virtual. Os recursos são um pouco diferentes entre as classes. Procure uma empresa que pode lhe dar a solução completa para operar como VoIP, operadora STFC ou PABX virtual como a SipPulse. Nossa experiência em dezenas de clientes vai ajudar sua empresa a ter sucesso mais rápido com menos percalços.


Categorias: Plataforma VoIP, Produtos e Soluções

Tags: , , , , , ,